Fundações Sondasul Engenharia Geotécnica

Fundações

Fundações

Estacas Injetadas Tipo Raiz

São aquelas em que se aplicam injeções de ar comprimido imediatamente após a moldagem do fuste e no topo do mesmo, concomitantemente com a remoção do revestimento. Usam-se baixas pressões (inferiores a 0,5MPa), que visam apenas garantir a integridade da estaca. A armadura geralmente é de barras de aço.
Estacas Injetadas Tipo Raiz
 

Microestacas Injetadas

São aquelas que se executam com tecnologia de tirantes injetados em múltiplos estágios (uso de válvulas múltiplas denominadas “manchetes”), utilizando-se, em cada estágio, pressão que garanta a abertura das “manchetes” e posterior injeção. Ao contrário das estacas raiz, usam-se altas pressões de injeção.

Armadura: tubo metálico, que possui dupla finalidade, o de armar a estaca e o de dispor de válvulas “manchete” para a injeção. Eventualmente podem dispor de armadura complementar constituída por barras ou fios de aço. Tanto nas estacas raiz quanto nas microestacas, a armadura é envolvida por argamassa ou por calda de cimento, mas nunca por concreto.

Algumas aplicações:
- Estabilização de encostas;
- Reforço de fundações;
- Fundações em terrenos com blocos de rocha (ou antigas fundações);
- Fundações em alto mar.  
Microestacas Injetadas
 

Provas de Carga

 As provas de carga representam, via de regra, o indicativo entre o comportamento previsto e o real das estacas, sob as condições de tensão e deformação. A partir delas é possível verificar o desempenho do material utilizado e da estaca propriamente dita.

Prova de Carga Estática:
Avalia a relação carga/recalque das estacas, a partir das quais as propriedades dos materiais são testadas em diferentes condições de utilização. O procedimento básico da prova de carga está em obter a carga limite que poderá ser suportada pela estaca (ou grupo de estacas) a partir dos estágios de carregamento aplicados pelo macaco ou pelo conjunto hidráulicos e das medidas de recalque resultantes. Para provas de carga em elementos de fundações profundas, existe norma específica da ABNT, cujo sistema de reação também pode ser adotado para o caso de prova de carga direta sobre o terreno.

Prova de Carga Dinâmica:
Este método possibilita a determinação da seção transversal e da capacidade de carga da estaca com rapidez.
Provas de Carga

Ligue ou nos Contate

Atendemos a todo o Brasil
Curitiba
Paraná
(41) 3222-6386
Florianópolis
Santa Catarina
(0800) 580-0359
Porto Alegre
Santa Catarina
(0800) 580-0359
São Paulo
São Paulo
(0800) 580-0359
Rio de Janeiro
Rio de Janeiro
(0800) 580-0359
Campinas
São Paulo
(0800) 580-0359
Outras Localidades

(0800) 580-0359